Visitantes

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Qual é o Propósito?

Nos últimos dias um assunto que há muito tempo ouvi falar voltou fortemente à memória: Algo chamado de "Princípio 80/20", também conhecido como "Princípio de Pareto".
Neste princípio, tão mencionado entre pensadores da nossa época, dentre eles posso citar John Maxwell, há a afirmação de que, de maneira generalizada, 80% dos resultados obtidos são gerados por 20% dos meios.

Então, por exemplo:

  • 80% do congestionamento de uma cidade é gerado por 20% das ruas;
  • 80% das vendas de uma loja são obtidos por 20% de seus produtos;
  • 80% da produtividade de uma empresa, ou setor, é obtida por 20% de seus colaboradores.
O interessante é que podemos aplicar tal regra em praticamente tudo, inclusive nossas vidas, por isso, 80% do que realizamos num dia, por exemplo, será realizado em 20% do mesmo!

Mas o ponto onde quero chegar com esta afirmação é: Qual é o propósito de nossas vidas?


Há algum tempo li em um site uma crítica negativa ao livro de Rick Warren, "Uma Vida com Propósitos", onde o crítico ironizava o fato de que o escritor enfatizava a necessidade de se ter propósito em nossas vidas, como se isso fosse algo fácil, que todos, instintivamente, fizessem!



Infelizmente muitos vivem sem propósito, sem direção, sem metas, enfim, vivem uma subvida! Como conseguir chegar a algum lugar quando não se sabe quem é, onde está e para onde quer ir?

É de extrema importância detectar o que é necessidade, prioridade e, a partir daí, concentrar as energias nesse foco. Quando descobrimos quais são os nossos 20% de potencialidades, talentos, habilidades, fica mais fácil de atingir nossos objetivos, pois estaremos concentrando energia naquilo que realmente queremos, sabemos e gostamos de fazer!

Tudo parte do princípio de cortar as arestas, o que é supérfluo, e manter apenas aquilo que é necessário, de fundamento. Se todos pensassem assim, acredito que a realidade, que as vezes é tão burocrática, enrolada, seria diferente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário