Ouvimos falar desde sempre no ditado "julgar o livro pela capa", e isso acontece constantemente. Eu vejo pessoas julgando outras por sua aparência, querendo tirar uma conclusão sobre alguém mesmo antes de conhecê-la.
Querer avaliar alguém pelo esteriótipo é ridículo, mas infelizmente acontece todos os dias.
Hoje aconteceu uma situação que no final das contas me fez rir, pela junção dos acontecimentos.
Como havíamos determinado, estávamos o Tiago e eu em frente à Igreja esperando a galera para o ensaio, nas seguintes condições: Ambos com roupas bem informais, afinal era sábado, com as tatuagens à mostra, com uma caixa de suco de uva (bem gelada, diga-se de passagem) e copos descartáveis transparentes. Além disso, no veículo do Tiago ao lado rolava um cd com uma boa seleção de Heavy-Metal.
Enfim, até aí nada demais. Enquanto o restante do pessoal não chegava estávamos ali, curtindo uma boa música e um sucão de qualidade!
O detalhe é que em certo momento passa uma viatura da PM, em velocidade reduzida, do tipo que espera mostrar que está vigiando, observando. Nesse momento me dei conta de que estávamos com copos que pareciam conter vinho (nosso sucão), as tatuagens à mostra e com a música alta (bem, não tão alta assim!), imagino que os amigos fardados que passavam por ali pensaram que nós éramos baderneiros... O esteriótipo mostrava isso!
De qualquer maneira eles não chegaram a parar para uma revista ou qualquer coisa do tipo, pois seria engraçado ver que nos copos havia suco, que eu era um dos pastores da Igreja e que estávamos ali só esperando pelo ensaio!
Sei que parece besteira, mas também sei, por experiência própria, qual é a diferença de ir comprar uma casa e não ser atendido por estar vestido informalmente e, após uma semana, vestido com um terno, ser recepcionado até com um cafezinho!
Infelizmente muitas pessoas boas, cultas, inteligentes, interessantes e com muitas outras qualidades são deixadas de lado por seu esteriótipo não ser "o padrão". De qualquer maneira cabe a nós fazer com que pelo menos um pouco disso seja colocado de lado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário