Visitantes

domingo, 22 de abril de 2012

Jesus Freak

Há uma antiga música, lançada em 1995 por uma banda chamada dc Talk (todo cristão, nascido entre 1985 e 1995, que se preze deve conhecer!) que é uma das minhas bases como profissão de fé: Jesus Freak! Quero neste artigo explicitar como ela me impactou, pois foi uma das minhas primeiras referências de fé.


Para poder entender um pouco mais sobre esse assunto, é preciso entender o que é o termo "Jesus Freak".
Este termo nasceu durante o movimento hippie, na década de 60, onde os jovens procuravam respostas, entre estas a razão da vida e da existência.
Em meio a este cenário, aquilo que era pregado como "paz e amor" entre os hippies se tornou "sexo, drogas e rock n'roll"!

Vendo esta situação, um jovem chamado Kent Philpott se sentiu chamado por Deus para pregar o evangelho. Se uniu então a seu amigo David Hoyt para criar o primeiro trabalho missionário no distrito de Haight-Ashbury, na cidade de São Francisco. Ali inúmeras pessoas se dirigiam diariamente procurando por respostas e, consequentemente, desse trabalho surgiu o "Jesus Movement" (Movimento para Jesus), um enorme avivamento.

Kent, David e os demais que fizeram parte deste movimento começaram a ser chamados de "Jesus Freaks" (loucos por Jesus), um termo pejorativo que pode ser associado ao termo "crente" aqui no Brasil. Eles receberam esta denominação pois eram vistos pela sociedade de maneira diferente. Foram uma das maiores revoluções na história da Igreja, pois eram pessoas que se entregavam sem reservas à Jesus Cristo, assim como os hippies se entregavam de corpo e alma à sua causa!

Com o tempo o termo "Jesus Freak" deixou de ser um incômodo, sendo adotado como bandeira, pois refletia exatamente o que aquelas pessoas queriam ser: loucas por Jesus!



Entendida então a lógica da denominação "Jesus Freak", adentro à lógica que quero propôr.

Quando assisti pela primeira vez ao clipe da música Jesus Freak foi como se eu fosse atingido por um meteoro, pois ela reflete tudo aquilo que sinto como um chamado, uma direção que Deus me deu: ser alguém completamente louco por Ele, sem reservas, sem moldes dados por instituições, mas apenas viver algo intenso entre Ele e eu!

Hoje, assim como a 15 anos atrás, vejo que as pessoas estão envoltas em tanta religiosidade que mal conseguem ouvir a voz de Deus. Estão tão mergulhadas em suas ideias pré-estabelecidas sobre o que se pode fazer para Deus, ou sobre quem é Deus (como se Ele pudesse ser colocado dentro de uma redoma...), que não conseguem buscá-Lo de uma maneira pura, espontânea!

No clipe se toma por base de conduta o primeiro Profeta do Novo Testamento, alguém tão "esquisito" quanto importante dentro da Bíblia. Seu nome era João Batista. O cara foi o primeiro Profeta a ser usado por Deus no Novo Testamento depois de um vácuo de cerca de 400 anos, mas seu "estilo" poderia tirar a sua credibilidade do ponto de vista religioso, já que o mesmo vivia no deserto, se vestia de pele de camelo e comia gafanhotos, e isso era algo "fora dos padrões" para a religião.

Essa música criou em mim uma ideia tão forte sobre ser um maluco por Jesus que fiz uma tatuagem com o termo citado, como se fosse uma espécie de selo!


Mas seguindo na ideia do clipe, na primeira parte se fala sobre um homem que ficava numa caixa no centro da cidade, afirmando que tinha um sonho, com uma tatuagem na barriga que dizia "Jesus Saves" (Jesus Salva).
Se associarmos esta pessoa citada na letra (no contexto da música) hoje, na época em que estamos, não teremos uma espécie de "João Batista da era moderna"? O mesmo era alguém que anunciava a vinda do Messias, mas de uma maneira "diferente". Basta ver a segunda parte da letra, onde João Batista é chamado de Jesus Freak, por causa de todas as suas esquisitices!

O ponto onde quero chegar é que é preciso tirar toda a religiosidade, toda a parte humana que impede o homem de chegar a Deus e ser alguém realmente louco por Jesus, livre de paradigmas, livre de conceitos, apenas podendo chegar ao Trono da Graça de maneira livre e espontânea!

A minha meta que você que está lendo este artigo saiba que é livre para poder buscar a Deus, a Jesus Cristo de maneira espontânea e que quando for ofendido, injuriado por isso, possa dizer:

"O que as pessoas vão pensar quando ouvirem que eu sou um maluco por Jesus?
O que as pessoas vão fazer quando verem que isso é verdade?
Eu não me importo se eles me rotulam de Maluco por Jesus
Pois não há como esconder a verdade
 
Abaixo segue a música ao vivo, do álbum Welcome To The Freak Show, capturada do youtube:
 

Fonte Histórica sobre os Jesus Freaks: Livro, Loucos por Jesus – Lúcio Barreto Jr. (volume 1).